Gustavo Mazuroski's profile

DIREÇÃO E EDIÇÃO DE VIDEOCLIPE: Agartha (2020)

DIREÇÃO E EDIÇÃO DE VIDEOCLIPE: Agartha (Asu Asuni, 2020)
MUSIC VIDEO DIRECTING AND EDITING: Agartha (Asu Asuni, 2020) 
Direção: Gustavo Mazuroski (Asu Asuni)
Dir. de Fotografia: Gabriel Mont'Serrat
Assist. de Fotografia: Willian G. Martins

Dançarinos (em ordem de aparição):
Gabi Martins
Aline Santos
Ítalo Gustavo dos Santos

Figuração:
Erich Martins Zimmermann
Giovanna Maeda Piragine
Lia Kapp
Pablo Estefano Barbosa
Vitória Trigo

Maquinário, Still e Making Of:
Renan S. Santos

Software de edição: ADOBE PREMIERE PRO
PROPOSTA E VISÃO DA DIREÇÃO
Para acompanhar o lançamento do single "Agartha" do meu projeto musical de EDM (música eletrônica) "Asu Asuni", produzi um videoclipe que está disponível no Youtube.
Colaborei enquanto idealizador, diretor e editor do vídeo.

É um clipe bem particular na sua estrutura.  Há apenas uma pequena quantia de planos, porém longos e em slow motion que funcionam como uma representação sensorial de uma house party e observam a espontaneidade dos corpos na tela que dançam.

Foi importante para mim que o clipe focasse na dança e permitisse que os dançarinos pudessem livremente expressar a reação de seus corpos a música, já que era o cartão de entrada audiovisual do projeto e eu me envolvia enquanto artista com a música eletrônica pela primeira vez. Além disso, a música ambiente soa extremamente livre e ultrapassa as convenções de melodia pertencente a um compasso, se moldando quase espontaneamente por pequenas alterações sonoras conforme progride. Enxerguei, então, uma forte relação entre EDM, dança, música ambiente e espontaneidade.

As personagens que aparecem em tela foram selecionadas em um processo que envolvia o envio de um vídeo em que aparecem dançando uma música selecionada por mim. Os pré-requisitos eram: mostrar o corpo todo e dançar sem coreografia, deixando a música guiar o corpo. Aqueles que apresentaram características específicas no seu estilo de dança e que julguei como únicos a si mesmos foram selecionados.

Através do artifício do slow motion, o cinema permite uma percepção mais aguçada e sensível ao movimentos — mas dosado, para que não descaracterize o movimento. 

A proposta das mudanças pequenas e sutis foi transportada da música para o clipe, não só na performance dos dançarinos mas no conceito de fotografia idealizado por mim e pelo diretor de fotografia Gabriel Mont'Serrat. 3 pontos diferentes de luz se alteram constantemente e espontaneamente a partir da manipulação individual de cada uma. Cada luz possui características diferentes, como por exemplo, uma luz de fill próxima à personagem que se acende e apaga; uma luz strobe guiada à mão etc.
EDIÇÃO
Quanto a edição do clipe, optei por um ponto médio entre respeitar a integridade da performance dos dançarinos e cortar entre performances diferentes para melhor coincidir com a evolução da música. Os planos são longos e permitem uma profunda observação individual, mas tiveram sua estruturação guiada pela música, de forma a melhor adequar as reações corporais ao som.

Também criei um efeito "fantasma" que também altera múltiplos parâmetros de acordo com o que a performance e/ou a música pedem a cada momento, bem como os efeitos interessantes resultantes da intensidade do efeito em conjunto com a alteração das luzes. Alteram-se os parâmetros referentes à "distância temporal" entre o vídeo original e a track de efeito; à nitidez/desfoque da track de efeito e à presença geral do efeito.
VIDEOCLIPE FINALIZADO
DIREÇÃO E EDIÇÃO DE VIDEOCLIPE: Agartha (2020)
Published:

DIREÇÃO E EDIÇÃO DE VIDEOCLIPE: Agartha (2020)

Published: